Salário médio aumenta durante pandemia

Esta é uma daquelas notícias que mostram como é importante escolher o indicador certo e olhar mais de um indicador antes de pular direto para conclusões. Um leitor menos atento ou um gestor mal intencionado pode escolher quais verdades mostrar, não é mentira, mas também não é toda verdade.

Esta notícia, no mínimo estranha e aparentemente positiva é real. Em abril, o valor pago por hora trabalhada nos Estados Unidos (mas tenho certeza que se aplica também ao Brasil e a boa parte do mundo) aumentou. E por que isso seria ruim?

Matemática simples, valor médio pago por hora trabalhada é o somatório do valor pago dividido pelo somatório de horas trabalhadas. Acontece que em abril muita gente que ganhava pouco perdeu o emprego e passou a ganhar nada, ao passo que profissionais melhor remunerados não foram afetados, aumentando assim a média da hora trabalhada.

A matéria do link abaixo trata exatamente sobre a diferença que parece aumentar entre profissionais e me apresentou uma nova classe de profissional, os Zoomers – Profissionais bem remunerados que foram pouco ou nada afetados com a pandemia e que simplesmente substituíram reuniões presenciais por trabalho remoto. O termo zoomer é referência ao software Zoom, muito utilizado para vídeo conferências.

Enfim, tenha sempre cuidado para que seus indicadores ajudem realmente a fazer gestão ao invés de utilizar para parecer que está fazendo. Além disso, se você hoje está empregado, considere-se um privilegiado.

https://www.economist.com/business/2020/05/23/zoomers-zeros-and-gen-z

2 comentários sobre “Salário médio aumenta durante pandemia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s